Príncipe

Lilypie Fourth Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Este é um mundo de ideias, de criações, de vivências, de mimos, de afectos e carinhos, de risos e sorrisos, de fantasia, de sonhos...e de momentos felizes...outros talvez menos...este é o meu mundo...este é o meu Reino onde eu sou a Rainha-Mãe!!!!

sábado, 30 de abril de 2011

As Maias


Segundo uma lenda do Alto Minho, Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro `Judas`, que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do `Judas` foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.
Talvez resultado desta lenda, hoje em dia ainda é possível observar em algumas zonas do nosso país, a colocação de ramos de giestas em flor, ou até mesmo coroas feitas de ramos de giestas, conjuntamente com outras flores e enfeites coloridos, nas portas e janelas das casas ou nos automóveis, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio.
Quando era pequenina, a minha avó S. dizia que era para o diabo não nos entrar em casa e a tradição sempre se cumpriu em nossa casa...
Já adulta e casada, tentei sempre manter este hábito, se calhar com menor convicção (isto apesar e já aqui o disse, de adorar coroas de porta...)
Tive mesmo um ano (2004) em que quase me ia esquecendo e obriguei o R. a sair ás 10 da noite para procurar um reles raminho que fosse... e ele gozão lá foi sempre a dizer que o diabo se quisesse entrava na mesma...certo é que lá arranjou uma amostra de giestas em flor que foi imediatamente e apressadamente colocada na porta. E o que é certo, é que à meia-noite em ponto caiu fazendo grande estrondo o ramalhete das maias... e lá estava o R. a gozar comigo, dizendo que era o Diabo a tentar entrar.
E nesse ano, tivemos logo de seguida uma série de avarias e contratempos cá por casa.
Diabo ou não, nunca mais me esqueci de colocar as maias e tento planear todos os anos uma coroa diferente com as ditas cujas.
Este foi feita á pressa e muito molhada...mas lá está a vigiar para que á meia-noite não nos entre o diabo em casa.( Febre, tosse e espectoração acompanhada de aerossoís e celestone já cá temos em casa, por isso que não venha nada pior. O R. continua a achar melhor não colocar nada, porque assim se o diabo já cá estiver também não sai, lol)

Sem comentários:

Enviar um comentário